O BD FACS Melody é um equipamento que faz purificação celular (cell sorter). Está instalado na sala de nível de segurança 3 (Biosafety Level – BSL3), possibilitando a separação de populações celulares provenientes de amostras infectadas com bactérias ou microorganismos que se enquadrem nos níveis de biossegurança 2 ou 3, e também a aquisição de amostras infectadas que não podem ser formalizadas. O equipamento alocado na sala BSL3 possibilita maior refinamento experimental a partir da purificação de populações celulares de amostras de pacientes ou a partir de modelos experimentais, pois os procedimentos de purificação por sorting geram aerossóis, que comprometem a segurança do operador do equipamento e no ambiente ao redor. Além disso, dentro da BSL3 também e possível analisar células que não podem ser formalizadas, como os experimentos de morte celular. Desta forma, para os pesquisadores que trabalham com tuberculose, SARS-CoV-2, ou outros patógenos transmitidos pelas vias aéreas que se enquadram nos níveis de biossegurança 2 ou 3, e necessitem realizar purificação celular, colocamos a disposição o BD FACS Melody Cell Sorter BSL3. Justificamos que por estar alocado na BSL3 (uso obrigatório de EPI – equipamento de proteção individual) e pelas etapas que antecedem o sorting (limpeza e esterilização do sistema) e pós sorting (limpeza e esterilização), o custo para uso do equipamento é diferenciado.
Descrição:
O BD FACS Melody é um cell sorter desenvolvido a partir de tecnologias muito bem estabelecidas. É um instrumento equipado com célula de fluxo o que gera benefícios tanto do ponto de vista analítico, aumentando a sensibilidade do equipamento, como em termos de experiência de uso por parte dos operadores. Um equipamento com célula de fluxo elimina o estágio de maior complexidade na operação de um cell sorter: o alinhamento dos lasers responsáveis pela geração de sinais e consequente identificação das populações celulares. Ao eliminar essa etapa, uma vez que o alinhamento de lasers é fixo em equipamentos com célula de fluxo, eliminam-se também os riscos de variação de resultados entre operadores e também se reduz a complexidade operacional desse tipo de equipamento, gerando maior facilidade de uso e velocidade na rotina de preparação do equipamento para os experimentos.
Além do alinhamento fixo dos lasers de excitação por possuir uma célula de fluxo, o FACS Melody também possui um sistema de fluidos otimizado e automatizado. Ele utiliza um nozzle de 100 µm e é equipado com um inovador sistema de ajustes e monitoramento de fluidos que isentam o usuário de encontrar a configuração adequada para a realização de um experimento com alta performance. As configurações para o ajuste do stream são salvas no sistema pelo engenheiro durante a instalação/manutenção do FACS Melody. Uma vez que se inicia o stream, o equipamento executa automaticamente os ajustes necessários para assegurar a correta formação das gotas, mantendo o processo estável durante toda a realização do sorting, sem a necessidade de ajustes manuais realizados pelo usuário.
Outro ponto importante a ser mencionado é o software do FACS Melody. Chamado de FACS Chorus, o software apresenta instruções para a realização de cada procedimento no equipamento (inicialização, ativação do stream, aquisição do controle de qualidade CS&T, ajuste do Accudrop, encerramento e procedimentos corretivos). Elas são exibidas na tela do computador, com um guia descrevendo qual atividade deve ser realizada a cada momento. Esse tipo de abordagem auxilia o usuário para que as etapas sejam realizadas de acordo com as instruções, e garantem maior aprendizagem e facilidade de utilização.
Aplicações (o que é possível fazer com o equipamento):
- Imunofenotipagem e função celular
- Separação celular (sorting)
Procedimentos e Regras de Utilização (informar quais são as normas para utilização do equipamento):
- Cadastramento do usuário e do projeto pelo docente responsável, a ser realizado via preenchimento do formulário.
- Por ser um aparelho de fácil manuseio e possuir um software intuitivo pode ser utilizado por docentes, funcionários, alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores da FMRP/USP ou de outras instituições de ensino e pesquisa, após treinamento que será oferecido por equipe da própria empresa BD Biosciences, ou por membros do Laboratório de Imunologia e Inflamação Pulmonar devidamente capacitados, dependendo de disponibilidade destes. Esse treinamento deve ser comprovado por formulário disponível no site Plataforma USP Multi.
- Por estar alocado na Sala de Biossegurança P3 (BSL3), o usuário deverá receber o treinamento para a utilização da sala e deverá ter conhecimento e obedecer as normas constantes do manual de segurança que estará disponível. Esse treinamento também deve ser comprovado por formulário.
- Os usuários deverão adotar todas as condutas de boas práticas laboratoriais.
- Os custos com material de consumo estão embutidos no valor pago pela utilização, incluindo o Equipamento de Proteção individual (EPI) necessário para utilização da sala de biossegurança nível 3 (BSL3).
- O agendamento para utilização do equipamento será realizado diretamente no laboratório, ou via telefone (16-3315-3089), ou pelo e-mail flagembre@yahoo.com.br
- Em caso de não uso do equipamento em período devidamente agendado, o usuário deverá cancelar o agendamento por telefone, com antecedência mínima de 24 horas. Caso contrário, os próximos agendamentos poderão ser restringidos pelo Comitê Gestor.
- Os usuário receberá os dados em um pendrive e deverá fazer a cópia dos arquivos e devolver o pendrive formatado imediatamente após a aquisição do experimento. A cópia imediata dos dados, após a realização dos experimentos, será importante porque os arquivos poderão ser deletados sem aviso prévio.
Coordenação: Profª Drª Vânia Luiza Deperon Bonato
Localização: Depto de Bioquímica e Imunologia
Contato: Ana Flavia Gembre (E-mail: flagembre@yahoo.com.br)