Microscópio de Campo Claro e Fluorescência (Olympus BX-50) – Prédio Central da FMRP

O microscópio Olympus BX-50 pode ser utilizado para observações e análises de imagens de microscopia de campo claro, fluorescência e birrefringência. As objetivas deste microscópio são de alta resolução para a diferenciar com boa definição estruturas menores como grânulos celulares entre outras. A qualidade de suas objetivas e de seus filtros permitem adquirir ótimas imagens de fluorescência, bem como, de birrefringência O microscópio é equipado com o sistema X-Cite que possibilita a obtenção de boas imagens de fluorescência. O Olympus BX-50 possui filtros de fluorescência de banda estreita que proporcionam um aumento do contraste e redução do ruído de fundo em experimentos de fluorescência. Estes filtros especiais permitem a detecção precisa de fluorocromos específicos.

O microscópio Olympus BX-50 permite a obtenção de imagens de campo claro com alta resolução, como também de imagens de fluorescência. Este microscópio possibilita a obtenção de imagens de birrefringência para a análise dos diferentes tipos de colágeno, com o uso de filtro de polarização adequados. O microscópio Olympus BX-50 possui objetivas de maior abertura numérica que resulta em maior poder de resolução, o que permite observar pequenos detalhes das estruturas. Este equipamento possui o sistema Prior que permite a localização de estruturas pelo sistema X-Z com auxílio do software adequado. Este sistema de microscopia pode ser utilizado em Microscopia Correlativa.  Esta metodologia combina microscopia de fluorescência com microscopia eletrônica. A técnica permite a visualização da mesma região da amostra observada por fluorescência em microscopia eletrônica de transmissão.

Departamento: Biologia Celular e Molecular e Bioagentes Patogênicos

Coordenação: Prof. Dr. Luis Lamberti da Silva

Maiores informações: Jose Augusto Maulim, jamaulim@fmrp.usp.br

A utilização do microscópico Olympus deve ser agendada através do site: https://www.brownbearsw.com/cal/micro_eletronico.

  • Os usuários devem se cadastrar no USPMulti (http://uspmulti.prp.usp.br/) e solicitar os serviços através desta plataforma.
  • Os usuários devem respeitar os horários agendados. Comunicar a desistência do uso com no mínimo 24 horas de antecedência.
  • Os usuários devem pagar pelos serviços prestados. O não pagamento impossibilita novos pedidos de serviços até que a dívida seja quitada.
  • Os usuários devem mencionar o equipamento e o LMME nos agradecimentos das teses e publicações. Os usuários também devem enviar cópias destas teses e publicações para serem arquivadas no LMME.