O Sistema de captura de imagens (laser multifóton) e registros eletrofisiológicos (patchclamp) simultâneos é constituído por vários equipamentos ópticos e eletrofisiológicos e os seus respectivos acessórios. Os principais equipamentos ópticos são os seguintes: 1) microscópio Olympus modelo FluoView FVMPE-RS incluindo a microscopia DIC; 2) um laser SpectraPhysics modelo InSight X3 e 3) um sistema de aquisição e processamento de imagens Olympus modelo Fluoview versão FV31S-SW, os quais estão instalados sobre uma mesa pneumática antivibração com peso aproximado de 400 quilos instalada sobre 4 sistemas de suspensão a ar da marca Newport RS 2000. Os principais equipamentos eletrofisiológicos são os seguintes: 1)unidade Axoclamp da Molecular Device modelo Multiclamp 700B, 2) unidade de aquisição de sinais da Molecular Device Axon Digidata 1550B, 3) estimulador elétrico da marca Digitimer DS2A-Mk-II, 4) sistema de perfusão com controle de temperatura da marca Warner Instruments modelo TC344C, e 5) micromanipulador da marca Scientifica. Estes equipamentos estão instalados numa unidade rack anexa à mesa pneumática e conectados ao sistema de imagem bem como a 3 monitores, os quais permitem o controle e a visualização de todos os softwares dos 2 sistemas e o acompanhamento dos registros em tempo real das funções ópticas e eletrofisiológicas dos sistemas integrados. Todo esse conjunto de equipamentos está instalado num laboratório estruturado de acordo com as instruções dos fabricantes e que conta com rede elétrica planejada e continuamente controlada por três no-breaks de grande porte da marca (Legrand, 10 kVA), bem como de um sistema planejado de 3 aparelhos de ar-condicionado redundantes (Samsung) que mantém a temperatura da sala sempre em torno de 21° C.
Esse complexo sistema de captura de imagens (laser multifóton) e registros eletrofisiológicos (patch-clamp) simultâneos foi concebido para funcionamento exclusivamente de forma acoplada com a finalidade de se estudar de forma integrada e simultânea a atividade de neurônios e dos astrócitos adjacentes por meio das variações dos sinais elétricos e das ondas de cálcio (imageamento de cálcio) respectivamente. Tendo em vista a alta complexidade das técnicas experimentais para o seu pleno funcionamento, a sua operação estará restrita aos pesquisadores com o devido treinamento técnico e pleno domínio desses procedimentos e que também estarão sob a supervisão da equipe de pesquisadores responsáveis pelo sistema.
Coordenador: Prof. Dr Benedito H. Machado
Localização: Departamento de Fisiologia da FMRP/USP – Laboratório de Controle Autonômico e Respiratório “Leni G.H. Bonagamba”
Maiores informações: Dra. Daniela Accorsi-Mendonça (daniaccorsi@usp.br)