Centro de Imagem Celular e Tecidual

O Centro de Imagem Celular e Tecidual é composto pelo Lab. Multiusuário de Imagem Biofotônica, pelo Lab. Multiusuário de Microscopia Multifoton e pelo Lab. Multiusuário de Escaneamento de Lâminas.


O Laboratório Multiusuário de Imagem Biofotônica tem como objetivo fornecer infraestrutura para a aquisição de imagens in vivo que permitam uma visualização não invasiva para a observação da progressão de doenças, rastreamento celular e padrões na expressão genica em tempo real.

Coordenação

Prof. Dr. Dário Simões Zamboni


Laboratório Multiusuário de Microscopia Multifoton

A Microscopia Multifoton é uma técnica de microscopia óptica não linear que utiliza uma fonte de iluminação próxima do infravermelho pulsada a fentosegundos. A Microscopia Multifoton pode ser usada para imagens de fluorescência (autofluorescência de tecidos, células expressando proteínas fluorescentes, ou com agentes de contraste exógenos), e para imagens utilizando um fenômeno de alta ordem de espalhamento conhecido como Second Harmonic Generation ( SHG, gerados pela orientação não simétrica de componentes do tecido, como colágeno e microtúbulos orientados).

Coordenação

Prof. Dr. Dário Simões Zamboni


O Laboratório Multiusuário de Escaneamento de Lâminas faz parte do Centro de Imagem Celular e Tecidual do Departamento de Biologia Celular e Molecular e de Bioagentes Patogênicos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, coordenado pelo Prof. Dr. Eurico Arruda, com apoio técnico do especialista José Augusto Maulim.

Coordenação

Prof. Dr. Eurico de Arruda Neto


Localização

Campus da USP de Ribeirão Preto

» Av. Bandeirantes, 3900, Monte Alegre – Ribeirão Preto – SP, CEP 14090-900

O Centro está locado no andar térreo do Prédio Central da FMRP, na sala de Biologia Celular.

Equipamentos